sábado, 5 de setembro de 2009

Nostalgia

O dia já havia chegado e ele ansiara tanto por isso que até as horas contava para que tal dia chegasse. Uma reunião, como as que costumava fazer com os amigos do passado - amigos estes que voltariam para sua casa. Um filme qualquer, várias histórias, pipoca e brigadeiro, risos, felicidade. E ele esperava por isso.

Fazia muito tempo que não se divertia como naquelas antigas reuniões com o pessoal do passado. Amigos de escola que sempre se reuníam na mesma casa para a mesma coisa. E ainda assim a tradição sempre se inovava, sempre tão igual mas tão diferente uma da outra. Tão singular que cada lembrança trazia um sorriso diferente no rosto daquele garoto.

Seus dias estavam tão monótonos ultimamente. Nada de sorrisos, nada de diversão. Só aquele vazio de sempre que a rotina cuidava de preencher. Trabalho, escola. Vez ou outra alguma leitura por lazer, mas o lazer solitário acaba deixando de ser de verdade quando não desperta mais liberdade, e sim clausura. Mas tudo mudaria naquele dia.

O filme já havia escolhido - uma comédia romântica adolescente - e agora era só esperar o som da campanhia que começaria a tocar a qualquer momento. Afinal, seus amigos sempre es atrasavam então nada custaria esperar por mais dez minutos, quinze minutos, meia hora, uma hora.

E eles não chegaram. Os amigos - fantasmas do passado - nem ao menos se importaram de avisar que não viriam e ele ficou só em sua reunião. O filme passava na tela enquanto ele comia a pipoca com um brilho a mais nos olhos. Nostálgico, não lacrimal pois, aprendera sua lição.

O passado fora maravilhoso enquanto passado, os amigos foram imprenscindíveis enquanto amigos - coisa que, com o tempo, deixaram de ser. Mas acima de tudo, a reunião sempre existirá enquanto ele se dispôr a fazê-la.

Aquela mesma felicidade poderia existir novamente, precisava deixar o passado emoldurado num porta retratos para ser admirado com algo bom, mas que já se perdera no tempo. Precisava, sobretudo, livrar-se da segurança que o passado lhe dava e partir para o novo, para os novos amigos, para as novas reuniões, para o recomeço.

Enquanto isso, ele ainda assistia à uma comédia romântica e comia pipoca sentado- arrumado demais para quem está sozinho em casa - no sofá da sala. O brilho em seus olhos não admirava mais o passado, mas ansiava pelo futuro, pelo recomeço.

E tudo mudou naquele dia.

18 comentários:

Anônimo disse...

cara, q bonito. As vezes me sinto como ele {bem as vezes mesmo}.

Marcus disse...

Tem horas que sentimos falta de amigos, mas devemos entender que amigos são passageiros, cada um toma um rumo e vai viver sua vida, para novos amigos aparecerem!

Unknown disse...

Muito bonito seu texto. Só uma coisisnha que seria bom você arrumar. Na segunda linha, está escrito "q", em vez de "que". No meio de um texto, acho que não fica tão bem...

Mas fora isso, achei o texto muito bom! Parabéns pelo blog!

Gregory Vancher disse...

Erro detectado e corrigido. Obrigado por avisar!

Luís disse...

Uau!
Gostei bastante do seu texto, rapaz!
Gostei da maneira como abordou bem a relação tempo-amizade, na qual definitivamente o primeiro interfere de maneira brusca no segundo, fazendo com que tudo, ao longo dos anos, se perca de alguma maneira.
Gostei também da abordagem a respeitod as expectativas que o garoto sente e a frustração final. De certa forma, a vida é sempre assim, ainda que, às vezes, momentos bons se sobreponham aos ruins.
Se houver uma continuação do conto - embora honestamente prefira que não haja, porque a tendência é perder o efeito inicial -, vou querer ler.
;)

CAMILA de Araujo disse...

Sabe, me identifiquei algumas vezes!
muito bom!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

SEM MENTIR..EU GOSTAVA MUITO!

Macaco Pipi disse...

MESMO ASSIM..VOU TE RECOMENDAR QUE VEJA O VÍDEO..PROCURE PELO GOOGLE ENTÃO...

MORPH NOKIA

PROCURA ISSO NO GOOGLE! :D

Eu, Thiago Assis disse...

sempre sou sincero quanto aos comentarios q deixo aqui sobre os teus textos.

sou um fã já declarado, mas tenho q dizer q esse não foi do mesmo nivel dos outros.

muitas repetiçoes, tanto de ideias quanto de palavras em distacias relativamente pequenas dentro do texto. isso me pareceu exagerado.

no mais, aguardo o proximo post.
estarei aqui, com certeza, pra ele
=D

abraço

Ariane Yajima disse...

mtooooooooo booooom!!!
mto bom msm!!
"O brilho em seus olhos não admirava mais o passado, mas ansiava pelo futuro, pelo recomeço."
estou assim tb!!

visita o meu se der:
www.aeddocotidiano.blogspot.com

Bruh disse...

Obrigada pelo comentário no blog ;)
E sobre seu texto me fez relembrar algumas coisas do passado, uma sensação bem nostálgica, parabéns, gostei bastante.

;*

Jonh ST disse...

Muito bom, gostei do seu texto, oce escreve muito bem.
Porem não me identifico nem um pouco com o personagem do texto, a unica coisa que temos, vivemos e morremos com ela são lembranças, e é quase um crime deixar de pensar no passado, pelo menos, eu acho. =]

http://discutindoideiaz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não sou muito fã de poesia gótica, mas você escreve bem!
Agora vê se guarda as suas energias para escrever e não fique aí se masturbando olhando a foto das meninas do rock!
Posso pensar na ideia de por a foto dessa mina aí q você pediu.
Também não gosto da banda dela, maaaas... ela até que dá pro gasto!

Se quiser ver mais fotos é só procurar nos post antigos que tem um monte de mulé bonita!

At disse...

muito bom o texto,
quase conseguir me ver em alguns momentos...

Anônimo disse...

Olá Gregory, tudo bem? Não discondo do seu comentário, eu respeito a sua opinião. O que eu quis mostrar nas duas fotos foi que, no Brasil, a ordem era para as pessoas pobres, e o progresso para as pessoas ricas, é só uma análise social do nosso país. Concordo com você no que tange a melhorar primeiramente os problemas pequenos, realmente, o problema da desigualdade é difícil de ser solucionado, mas nós, que fazemos parte da sociedade e elegemos os nossos representantes (políticos) devemos sempre fiscalizar o que os mesmos fazem , pois, foi para tornar o nosso país um lugar melhor que elegemos nossos políticos de 2 em 2 anos. A minha maneira singela de contribuir para um mundo melhor é por meio deste blog, pois, como a maioria das pessoas do nosso país, também sou pobre e sei que faço muito pouco pelo próximo, mas é o que posso fazer no momento. Obrigado pelo comentário e se você quiser podemos ser seguidores um do blog do outro. O que você acha? Abraços!!!

Cristiano Contreiras disse...

Sensatez, inteligencia e muita sensibilidade literária vejo aqui, parabéns pela temática e conceito deste blog! abs

Bruna Demarque disse...

Muito legal..eu mudei assim também..sentia tanta falta dos amigos..mas uma vez li que o tempo mostra os amigos..realmente..é verdade..amigos que são verdadeiros vivem para sempre pensando em vc, mantendo contato mesmo na distância..agora quem não é amigo de verdade é amizade temporária..e aprendi..

R. Paschoal disse...

O tempo esmaece muitas coisas, mas verdadeiras amizades resistem à erosão. Sempre.